Atualmente, o shopping center é muito mais do que um centro de compras. O espaço é visto como uma área de lazer, conveniência e experiência do consumidor. Por isso publicidade em shoppings segue em alta.
Ele permite que marcas consigam se conectar com um grande público justamente no momento em que as pessoas estão mais inclinadas a conhecer novos produtos/serviços.
O local é abrangente e reúne diferentes perfis de consumidores, assim como possibilita diferentes tipos de campanhas.
Como resultado, a publicidade em shopping segue atraindo o investimento de agências e donos de negócios que visam conquistar a atenção dos consumidores e alcançar grandes resultados de atuação, divulgação e crescimento de uma empresa.
Por isso, esse será o assunto do texto de hoje.
Aqui você aprenderá mais sobre os benefícios de fazer mídia em shopping, conhecerá três tipos de campanhas possíveis nesse espaço e quais as vantagens de cada uma delas.
Se você é empreendedor ou tem uma agência de marketing, certamente já sabe a importância de investir em mídia. Afinal, como disse Matheus Dimitru Scutasu “quem não é visto, não é lembrado”.
Mas, será que vale a pena fazer publicidade em shopping?
A ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) estimou que mais de 340 milhões de pessoas visitaram os shopping centers mensalmente em 2021. Um número bem relevante, ainda mais em período pandêmico.
Para uma análise ainda mais completa, é preciso considerar que cada pessoa fica cerca de 84 minutos no shopping, o que possibilita que ela passe pelo menos uma vez em frente a sua publicidade e veja a sua campanha.
O espaço, portanto, é ideal para quem quer aumentar a exposição de uma marca ou de um produto/serviço. Ele garante que a campanha tenha um amplo alcance, atinja o seu público-alvo e gere resultados que surpreendem.
A mídia pode ser aplicada em diferentes locais e com diferentes objetivos dentro do shopping, de modo a selecionar uma fatia do público do local e criar uma campanha mais direcionada.
A seguir explicaremos com mais detalhes sobre isso.
A publicidade em shopping é uma estratégia que pode ser usada para gerar vendas, divulgar uma oferta, informar, tornar público, anunciar e divulgar um produto ou serviço. Para tudo isso, ela pode assumir uma variedade de formatos, como:
Para te ajudar a encontrar a oportunidade certa para você, trouxemos aqui três tipos de mídia em shopping e as vantagens de cada uma delas.
Confira!
Os monitores e painéis estáticos são excelentes escolhas para quem quer investir em publicidade em shopping. Muitas das vezes, a estratégia é adotada por agências e empreendedores que querem criar campanhas com impacto de alta frequência.
Ou seja, pretendem adicionar vários anúncios desse tipo no shopping fazendo com que o consumidor seja impactado pela publicidade, várias vezes em determinado período de tempo. Quanto mais exposição, melhor.
A estratégia é ideal para quem deseja divulgar a inauguração de lojas, alavancar campanhas de lançamento, atrair mais clientes para campanhas promocionais ou apenas ser lembrado.
Portanto, as pessoas podem já conhecer a sua marca ou serviço, mas a publicidade tem o poder de engajar, influenciar a compra. Além disso, ela também faz com que novas pessoas passem a conhecer a marca, gerando mais oportunidades.
Vale lembrar que é possível ser estratégico na hora de escolher a localização dos painéis. Por exemplo, optar por locais que ficam próximos do metrô ou de uma rede de fast food se forem espaços com mais aderência do seu público-alvo.
Também é possível instalar painéis do lado de fora do shopping e alcançar até mesmo quem passa pela avenida.
As adesivações são relacionadas a campanhas de cobertura, isto é, ações que têm o objetivo de impactar pessoas em um ambiente específico.
Para isso, esse plano de mídia literalmente cobre determinados espaços do shopping com uma única marca. Os ambientes podem ser:
Por meio da estratégia é possível transmitir uma única mensagem, por exemplo uma oferta, para um potencial número de pessoas dentro do shopping.
Basicamente, é como se você selecionasse um espaço do empreendimento comercial para atingir determinado público e criar uma campanha direcionada.
Por outro lado, dependendo da estratégia que for utilizada é possível atingir um grande número de pessoas. Por exemplo, vamos imaginar um shopping com fluxo de pessoas igual a 1,5 milhão por mês.
Se a sua loja fizer o anúncio, durante um mês, em três portas de acesso (com potencial de 150 mil acessos cada uma), ao final do período terá atingido 450 mil pessoas. Ou seja, 30% das visitas ao shopping.
Em compensação, se anunciar em todas as cancelas de estacionamento e todas as portarias do shopping você praticamente garante que todos os visitantes serão impactados pela sua publicidade, o que possibilita uma comunicação representativa.
A publicidade em shopping do tipo panfletagem é singular e funciona de forma independente das demais. Seu principal objetivo é gerar impacto, isto é, alcançar o maior número possível de pessoas com uma única ação.
Normalmente, a estratégia acontece na cancela do shopping. Então, assim que o consumidor chega, ele é abordado e recebe o panfleto.
Do mesmo modo, o sampling – prática de distribuir amostra grátis para o consumidor – também pode fazer sentido para diversos modelos de negócio.
Como você pode notar, as possibilidades de anunciar no shopping são diversas. Existem opções para diferentes necessidades, marcas, campanhas e perfis de consumidores.
Uma boa estratégia deve unir campanhas com alta cobertura e frequência, a fim de fazer o melhor aproveitamento do investimento.
Para estar mais preparado na hora de escolher as suas mídias, vale a pena contar com a ajuda de quem entende do assunto!
A AlugueOn é uma plataforma de marketplace de locação de espaços em shopping e conta com um portfólio completo para te ajudar a realizar publicidade em empreendimentos comerciais.
A empresa faz parte do Grupo AD que possui mais de 30 anos de experiência na área e tem parceria com mais de 40 shoppings espalhados pelo Brasil, possibilitando a exposição de marcas para aproximadamente 150 milhões de pessoas por ano.
Além disso, AlugueOn está preparada para te ajudar na criação do planejamento de mídia, bem como, oferecer suporte estratégico na seleção de novos pontos de divulgação do seu cliente ou do seu empreendimento.
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