O principal objetivo do shopping center é atrair consumidores e estimular a compra.
Para isso, o espaço oferece um centro comercial repleto de diferentes produtos e serviços, uma ampla praça de alimentação, além de estacionamento, espaços de lazer e um ambiente climatizado.
A ideia deu tão certo que aqui no Brasil o shopping center segue em expansão. Somente em 2019, o faturamento dos shoppings atingiu R$192,8 bilhões e as vendas cresceram 7,9% em comparação com o ano anterior, segundo o Censo Abrasce.
Como resultado, o empreendimento comercial tem atraído a atenção dos donos de negócio, em especial, daqueles que têm interesse em abrir ou expandir uma franquias em shoppings e buscam encontrar pessoas que realmente utilizam seus serviços.
No entanto, na hora de dar “start” no novo negócio é comum que o empreendedor enfrente dificuldades para encontrar o shopping ideal para a sua franquia.
Por isso, preparamos este texto. Aqui você vai aprender quais critérios usar para escolher o local da sua nova loja no shopping e, no final, conhecerá dicas para promover o sucesso do empreendimento.
Vamos lá?!
Escolher o ponto de venda ideal para a sua franquia em shoppings não é um processo feito do dia para noite. É preciso garantir que o local seja compatível com o perfil do seu público-alvo, além de considerar a influência da concorrência e o valor do aluguel.
A seguir, preparamos 5 dicas para você acertar na localização.
Confira:
O primeiro critério a ser avaliado para escolher o local da sua nova franquia em shopping é o público-alvo.
Você deve averiguar se os clientes interessados em consumir o seu produto frequentam aquele espaço. Somente assim será possível gerar verdadeiras oportunidades de venda.
Para fazer esse estudo, é preciso considerar vários critérios, em especial, a localização do empreendimento (região da cidade), mix de lojas que existem ali, além de coletar informações com o locatário.
Afinal, de nada adianta investir em um espaço que tenha um grande fluxo de pessoas do público C e D se a sua loja vender produtos para a classe A e B, por exemplo.
Observe a presença de concorrentes ou similares. Isso será importante para que você consiga imaginar o seu público dentro daquele espaço.
Inclusive, na hora de definir o PDV da sua franquia em shopping vale a pena optar por um local próximo de lojas que se assemelham ao seu mix.
Por exemplo, se você vende produtos para bebê, veja se no shopping existem outros serviços relacionados a esse mercado.
Ainda que a maioria dos shoppings tenha um alto padrão de infraestrutura, vale a pena avaliar os diferenciais oferecidos, bem como, as facilidades de acesso, a visibilidade do espaço, o nível de ruído e a localização na cidade.
Afinal, tudo isso impacta na experiência do consumidor no espaço e no público-alvo que é atingido por aquele empreendimento comercial.
Além disso, é preciso observar se a loja do shopping atende as necessidades do projeto, principalmente, em relação ao tamanho.
Observe se o espaço é adequado para a exposição dos seus produtos ou execução do serviço.
Por fim, se atente à condição do imóvel: avalie o estado geral, a luminosidade e o investimento que será necessário para reforma.
Outro ponto importante na hora de escolher o local da sua nova franquia em shoppings é avaliar o fluxo de pessoas, de veículos e o potencial da região.
Alguns shoppings, como o Minas Shopping em Belo Horizonte (MG), chegam a ter um fluxo de mais de 1,5 milhão de pessoas por mês, o que proporciona uma grande visibilidade para o seu empreendimento.
Para obter informações com essa é fundamental entrar em contato com uma empresa que te ofereça todo o suporte no momento da locação.
Além disso, uma boa dica é ir a campo e observar o movimento do shopping durante vários dias e em diferentes horários.
Antes de fechar qualquer negócio, verifique se o valor é compatível com a sua capacidade de investimento, bem como, avalie o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel.
É preciso calcular adequadamente para que as contas fechem no verde no fim do mês. Para isso, especialistas recomendam que os custos com aluguel não ultrapassem 15% do faturamento mensal.
Nesse contexto, uma boa dica é contar com o suporte de um marketplace de shopping. A AlugueOn, por exemplo, oferece suporte para que você escolha a loja de shopping ideal para o seu negócio e condizente ao seu orçamento.
Se for caso, a consultoria vai te indicar outras possibilidades de PDV para que você realize a comparação e até mesmo para que conheça novas oportunidades, como a abertura de um quiosque no shopping.
O setor de franquias é visto como um dos mais promissores. Afinal, estamos falando de um investimento de grande rentabilidade e com poucos riscos por ser um negócio já testado e bem aceito no mercado.
No entanto, de acordo com especialistas, a boa localização garante até 50% do sucesso da franquia, sendo fundamental escolher um PDV estratégico, com boa oportunidade de faturamento e em contato com o seu público-alvo.
Além disso, é preciso pensar em estratégias não só para escolher o local da sua loja, mas também para destacá-la.
Para tudo isso, vale a pena contar com o suporte de quem entende do assunto. A AlugueOn é um marketplace de locação de lojas, quiosques e mídia em shopping.
Que oferece todos os recursos necessários pensados para a abertura e expansão da sua franquia. Prova disso é que a AlugueOn possui parceria com mais de 40 shoppings espalhados pelo Brasil e oportunidades para todos os orçamentos.
Além disso, se for preciso, a AlugueOn ainda te ajuda a encontrar a franquia certa para o seu perfil com apresentação de estudo de caso. Incrível, né?!
Então, entre agora mesmo em contato com um de nossos especialistas e dê mais um passo rumo ao sucesso!
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