Saber aproveitar todas as oportunidades que o aluguel em shopping pode te oferecer é um dos caminhos para alcançar o sucesso no ramo do comércio.
Será que você está atento a todas essas oportunidades? Você sabe o que é um PDV em shopping e como ele pode alavancar o seu negócio? Se a resposta é não, continue a leitura!
O que é PDV em shopping?
Um PDV em shopping, também conhecido como loja física em shopping center, é um espaço comercial que empresas alugam dentro de um shopping para estabelecer uma presença física e oferecer seus produtos ou serviços aos consumidores.
Esses pontos de venda geralmente variam em tamanho e localização dentro do estabelecimento, por isso oferecem flexibilidade às empresas de diferentes portes e segmentos.
O PDV em shopping é uma estratégia amplamente adotada por empresários de diferentes setores para maximizar suas oportunidades de negócio e alcançar um público diversificado e numeroso.
Através do aluguel de espaços em shopping, os comerciantes podem expor e vender seus produtos ou serviços diretamente aos consumidores.
Benefícios de ter um PDV em shopping
Existem diversos benefícios em ter um PDV em shopping, que contribuem para o sucesso e crescimento dos negócios. Alguma das principais vantagens incluem:
- Alcance de público diversificado: os shoppings atraem um grande número de visitantes, consequentemente, um PDV em shopping, proporciona aos empresários a oportunidade de alcançar um público diversificado em termos de idade, perfil socioeconômico e interesses. O que por sua vez, amplia o potencial de vendas e exposição da marca.
- Fluxo constante de clientes: esses centros comerciais são frequentados por um fluxo constante de clientes em busca de compras, lazer e entretenimento. Por conta dessa movimentação contínua aumenta as chances de atração de clientes potenciais para o PDV e, consequentemente, a possibilidade de conversão em vendas.
- Infraestrutura e serviços compartilhados: ao optar pelo aluguel de espaço em shopping, os empreendedores podem aproveitar a infraestrutura já existente, como segurança, estacionamento, limpeza e serviços de manutenção. Dessa forma, além da possibilidade de aumentar os lucros com um PDV em shopping, é possível focar em estratégias de vendas e demais pontos ao invés de se preocupar com essas questões.
- Marketing e eventos promocionais: os shoppings frequentemente promovem eventos temáticos, campanhas de marketing e atividades de entretenimento para atrair visitantes. Dessa forma, os lojistas podem se beneficiar dessas ações, pois ajudam a aumentar o fluxo de pessoas e criar um ambiente propício para divulgar seus produtos ou serviços, por isso, aluguel em shopping é vantajoso em vários aspectos.
- Sinergia com outras marcas: estar presente em um shopping permite que as empresas se beneficiem da sinergia entre diferentes marcas e estabelecimentos. Isso porque a presença de lojas âncoras, restaurantes, cinemas e outros negócios complementares pode gerar um efeito positivo, atraindo ainda mais clientes para o seu PDV.
Funções de um PDV em shopping
Além de oferecer produtos ou serviços para venda, um PDV em shopping desempenha outras funções importantes para garantir o sucesso do empreendimento. Algumas dessas funções incluem:
- Exposição e merchandising: um PDV em shopping deve ser cuidadosamente projetado para destacar os produtos ou serviços oferecidos. Através da disposição adequada de produtos, iluminação, sinalização clara e expositores atraentes a atenção dos consumidores e o incentivo à compra é maior.
- Atendimento ao cliente: proporcionar um atendimento de qualidade é essencial ao investir no aluguel de espaços em shopping. Os funcionários devem estar treinados para receber os clientes, tirar dúvidas, oferecer sugestões e proporcionar uma experiência de compra satisfatória, visando fidelizar os consumidores.
- Gestão de estoque e reposição: um PDV em shopping requer uma gestão eficiente de estoque para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis para venda. Por isso, é importante realizar uma reposição regular e manter um controle preciso dos níveis de estoque para evitar a falta de produtos ou o excesso de itens parados.
- Marketing e promoções: as estratégias de marketing e promoção desempenham um papel vital no sucesso de um PDV em shopping. O desenvolvimento de campanhas promocionais, a participação em eventos temáticos do shopping e a divulgação da marca nas redes sociais são algumas das ações que podem impulsionar as vendas e atrair novos clientes.
Características de um PDV em shopping
Para se destacar e ter sucesso em um shopping, um PDV deve ter algumas características essenciais, tais como:
- Localização estratégica: escolher uma localização privilegiada dentro do shopping é fundamental, para isso contar com quem entende do assunto, como a AlugueOn, é fundamental.
- Visual atraente: um PDV em shopping deve ser visualmente atraente para chamar a atenção dos consumidores. Por isso, uma fachada atraente, vitrines bem decoradas e uma disposição interna convidativa para criar uma boa impressão e despertar o interesse dos clientes é essencial.
- Variedade de produtos: quando se trata do aluguel de espaços em shopping, oferecer uma variedade de produtos ou serviços é importante para atender às diferentes demandas dos consumidores. Sendo assim, um mix diversificado de produtos pode atrair um público mais amplo e aumentar as chances de vendas adicionais.
- Atendimento personalizado: proporcionar um atendimento personalizado é uma vantagem competitiva. Por isso, investir em treinamento da equipe de vendas para conhecer os produtos, entender as necessidades dos clientes e oferecer um serviço diferenciado pode fazer a diferença na experiência de compra.
- Presença online: ter uma presença online complementar, como um site institucional ou uma loja virtual, pode potencializar as vendas e fortalecer a presença da marca. Uma estratégia omnichannel, combinando o PDV físico com o ambiente online, permite atingir um público ainda maior.
Um PDV em shopping oferece inúmeras oportunidades para as empresas alcançarem um público diversificado, aproveitarem a infraestrutura compartilhada e se beneficiarem das ações promocionais do shopping.
Para ter sucesso nessa empreitada, é fundamental que o PDV esteja estrategicamente localizado, tenha um visual atrativo, ofereça uma variedade de produtos ou serviços, proporcione um atendimento de qualidade e esteja integrado a uma estratégia de marketing abrangente, que envolva tanto ações no ambiente físico quanto online.
Ter acesso aos melhores shoppings da sua cidade ou região, contar com uma consultoria especializada e obter o aluguel em shopping de forma rápida e simples, também faz muita diferença.
Para obter essas e outras vantagens, conte com a AlugueOn!
Conheça a AlugueOn
A AlugueOn é um marketplace de locação de espaços em shopping centers, que atende empreendedores de todo o Brasil.
São mais de 40 shoppings com espaços disponíveis para aluguel. Você pode consultar os pontos disponíveis online com diversas informações, como plantas, metragem, fotos, vizinhos, etc
Em alguns pontos, é possível conhecer e visitar todo o ambiente com um tour de 360° pelo local, escolher entre os mais de 40 shopping centers localizados nas grandes capitais ou nas cidades menores e muito mais.
Além disso, a plataforma também oferece uma consultoria para te ajudar a decidir se aquele shopping é mesmo o melhor para sua loja ou franquia.
Basta escolher conversar com um de nossos consultores pelo telefone ou WhatsApp e solucionar suas dúvidas.
Nesta consultoria, o lojista pode ser orientado e apresentado a oportunidades de negócio que possam ter passado despercebidas durante a navegação.